ENTREVISTAS
Voltar | Inicial

Seja Bem-vindo!
AULAS / GALERIA DE EVENTOS
HISTÓRIA DA DANÇA

HIP HOP

AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES SURGIRAM NA ÉPOCA DA GRANDE CRISE ECONÔMICA DOS EUA, EM 1929, QUANDO OS MÚSICOS E DANÇARINOS QUE TRABALHAVAM NOS CABARÉS FICARAM DESEMPREGADOS E FORAM PARA AS RUAS FAZER SEUS SHOWS.

EM 1967, O CANTOR JAMES BROWN LANÇOU ESSA DANÇA ATRAVÉS DO FUNK (É PRECISO DEIXAR BEM CLARO QUE O FUNK CARIOCA NÃO É IGUAL AO FUNK ORIGINAL IMORTALIZADO ALÉM DE JAMES BROWN, PELO LE GUSTA, PAULA LIMA, TIM MAIA, ED MOTTA, JORGE BEN, SEU JORGE, FUNK N' LATA, OLODUM, SANDRA DE SÁ, THAIDE E DJ HUM, FUNK DOS ANOS 80 EM GERAL, ARETHA FRANKLIN, MARVIN GAYE, FUNKADELIC, ENTRE OUTROS.). O FUNK CARIOCA É CONHECIDO COMO PANCADÃO .

O BREAKING, UMA DAS VERTENTES DO STREET DANCE, EXPLODIU NOS EUA EM 1981 E SE EXPANDIU MUNDIALMENTE, SENDO QUE, NO BRASIL, DEVIDO À SUA CULTURA, OS DANÇARINOS INCORPORARAM NOVOS ELEMENTOS DE DANÇA.

EM JANEIRO DE 1991, FOI CRIADO NA CIDADE DE SANTOS, O PRIMEIRO CURSO DE “DANÇA DE RUA” NO BRASIL, IDEALIZADO E INTRODUZIDO PELO COREÓGRAFO E BAILARINO MARCELO CIRINO, BASEADO EM TRABALHO PRÁTICO E DE PESQUISA, DESDE 1982.

O CURSO VIROU PROJETO E PARA ALGUNS “RELIGIÃO”, SEMPRE COM O APOIO DA SECRETARIA DE CULTURA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS.

HOJE SUA REPERCUSSÃO MUNDIAL, RETRATA O RECONHECIMENTO DO TRABALHO E NÃO UM SIMPLES MODISMO.

EXISTEM DOIS TIPOS DE DANÇAS DE RUAS. A DANÇA DE RUA VINCULADA AO MOVIMENTO HIP HOP E A DANÇA DE RUA VINCULADA ÀS ACADEMIAS E ESTÚDIOS DE DANÇA, O FAMOSO STREET DANCE.

NO STREET DANCE NÓS PODEMOS CARACTERIZAR ESSAS INFORMAÇÕES ABAIXO COMO: 1 - UM TRABALHO DE COORDENAÇÃO MOTORA COM RITMO E MUSICALIDADE.
2 - NESSE RITMO, DÁ-SE MAIS ATENÇÃO AOS MOVIMENTOS FORTES E ENÉRGICOS EXECUTADOS PELOS BRAÇOS, PERNAS, MOVIMENTOS ACROBATICOS COREGRAFADOS, SALTOS E SALTOS MORTAIS. SEMPRE SAEM BONS RESULTADOS COM GRUPOS GRANDES (PELAS FIGURAS QUE FORMAM).
3 - NO INÍCIO DE SUA DIFUSÃO A MAIORIA DOS DANÇARINOS DE STREET DANCE ERAM HOMENS, PORÉM HOJE ENCONTRA-SE UM MAIOR ESPAÇO PARA TODOS OS GÊNEROS SEXUAIS.
4 - SÃO USADAS MÚSICAS QUE TENHAM BATIDAS FORTES E MARCANTES,ALGUMAS MÚSICAS ELETRÔNICAS E EM GERAL MÚSICAS CANTADAS EM CIMA DOS BREAKBEATS.
5 - NO BRASIL A DANÇA TEVE SEU INÍCIO MARCADO PELO GRUPO DANÇA DE RUA DO BRASIL QUE ABRIU ESPAÇO PARA MUITOS OUTROS GRUPOS IMPORTANTES COMO: STREET SOUL SOB ORIENTAÇÃO DE ANA CRISTINA (CURITIBA-PARANÁ), HEART BEAT E CIA. SOB ORIENTAÇÃO DE OCTÁVIO NASSUR (CURITIBA PARANÁ), COMPANHIA DE PERFOMANCE SOB ORIENTAÇÃO DE TATIANA SANCHIS (SÃO PAULO -SP), RITMOS DE RUA SOB ORIENTAÇÃO DE EDSON GUIU (SÃO PAULO - SP), THE FACE COM DIREÇÃO DE HAYSTEN,(SÃO PAULO-SP)THE MASTER FÊNIX COM DIREÇÃO DE MAX ANDERSON ENTRE OUTROS.
A DANÇA DE RUA QUANDO VINCULADA AO MOVIMENTO HIP HOP TOMA UM OUTRO SENTIDO NA HISTÓRIA E EM SUA FORMAÇÃO.
HIP (INGLÊS) - QUADRIL // HOP (INGLÊS) - PULO
1 - EXISTEM TRÊS ESTILOS DE DANÇA DENTRO DO HIP HOP (ALGUNS PODEM CONSIDERAR QUATRO JÁ VEREMOS POR QUE):
A)O BREAKING, EXECUTADOS PELOS B.BOYS OU B.GIRLS
B)O LOCKING, EXECUTADOS POR LOCKERS
C)O POPPING, EXECUTADO POR POPPERS

2 - O BREAK BEAT É A BATIDA DE FUNDO REPETITIVA MUITO CONHECIDA PELOS MCS EM SEUS SHOWS, OS DJS ENTRAM E TOCAM A MÚSICA E OS DANÇARINOS (B.BOYS OU B.GIRLS) FAZEM A SUA DANÇA NESSA BATIDA DA MÚSICA.
3 - DIFERE-SE DO STREET DANCE POIS O HIP HOP UTILIZA-SE DAS DANÇAS SOCIAIS CONHECIDAS COMO, HARLEM SHAKE, HAPPING FEET, MONASTERY E ETC, ENQUANTO O STREET DANCE ALÉM DESSES ESTILOS SE UTILIZA TAMBÉM DAS LINGUAGENS CORPORAIS DO JAZZ, DANÇA CONTEMPORÂNEA, E OUTROS MOVIMENTOS CONHECIDOS PELO CORPO DO DANÇARINO E DO COREOGRAFO. EM OUTRAS PALAVRAS, O HIP HOP É UM ESTILO DE DANÇA MAIS DINÂMICO, JÁ QUE ESTE VEIO DE FESTAS ENQUANTO O STREET DANCE DE ACADEMIAS SE LIMITA MAIS AS COREOGRAFIAS.
4 - UMA DAS GRANDES CARACTERÍSTICAS DO STREET DANCE VINCULADA AO HIP HOP É A IMPROVISAÇÃO, QUE ALGO MOMENTÂNEO E ACONTECE COM MISTURA DE LINGUAGENS ENTRE, ENCENAÇÃO TEATRAL, MÍMICA E DANÇA.
5 - TEM SEU NASCIMENTO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, O LESTE E O OESTE NORTE AMERICANO TEM EXPOENTES DIFERENTES DE ESTILOS E DE REPRESENTANTES NO STREET DANCE.
CURIOSIDADE: PARA AS PESSOAS QUE CONHECEM DA CULTURA HIP HOP, A GRANDE INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE O MOVIMENTO, AUXILIA NA DIVULGAÇÃO E NO DESVIRTUAMENTO DA PUREZA ALMEJADA PELO HIP HOP. A MÍDIA, COM SUA HIPER REALIDADE, TRANSFORMA ROUPAS E ARTIGOS EM MOVIMENTOS SOCIAIS E TRANSGRIDEM COM A NECESSIDADE DE SE REUNIR E FORTALECER GRUPOS DE UMA IDEOLOGIA E CRENÇA SOCIAL.

.